o segredo do meu cheesecake

toda a gente (excepto o Frederico) adora os meus cheesecakes. e digo no plural, porque raramente faço dois iguais. é um doce muito simples de fazer para quem tem bimby, quase toda a gente gosta, e permite infinitas variações, das mais calóricas às mais light. há cheesecakes de forno, invertidos, de chocolate, em gelado, com gelatina de sabor em vez de doce na cobertura, e tantas outras hipóteses para experimentar.

a base é sempre composta por manteiga amolecida, misturada com bolachas, que podem ser Maria, Disgestive, Oreo, ou qualquer outro tipo, ou até cereais, tipo korn flakes, por exemplo, para um cheesecake menos calórico.

o recheio também varia, mas por norma usa sempre como base um requeijão, um pacote de queijo fresco em creme estilo Philadélfia (mas de marca branca), e iogurtes, que podem ser naturais, açucarados ou mesmo de sabor. mas para variar pode-se acrescentar uma lata de leite condensado ou natas, por exemplo. também se pode usar queijo mascarpone, nunca experimentei, mas diz a blogosféra que fica muito bem.
para dar consistência ao recheio, uso um pacote de gelatina em pó ou um ou dois pacotes de cuajada, pois não me entendo com as folhas de gelatina. 

para a cobertura, por norma uso um doce de compra de um sabor à escolha, que pode ser uma mistura de frutos vermelhos, doce de alperce, ou para uma versão menos doce, de mirtilos. mas pode ser feito com frutos frescos, usando frutos vermelhos congelados transformados em polpa, e há quem use um pacote de gelatina de sabor. há cheesecakes que nem necessitam de cobertura.

base:
200 gr de bolacha Digestive
80 gr de manteiga amolecida

recheio:
1 requeijão
1 pacote de queijo tipo Philadélfia
2 iogurtes naturais açucarados
açúcar
1 pacote de gelatina em pó
sumo de 1/2 limão

cobertura:
doce à escolha

em primeiro, pulverizar-se o açúcar na bimby, 10 seg / vel 9, e reservar.

para a base, sem lavar o copo, põe-se as bolachas no copo e tritura-se 20 seg / vel 4. juntar a manteiga amolecida, e programar mais 20 seg / vel 4.
fora-se o fundo de uma forma de aro amovível com este preparado e calca-se bem com as mãos. vai ao frio enquanto se faz o recheio.

para o recheio, sem lavar o copo, deitam-se os iogurtes e programa-se 2 min / temp 70º / vel 2. juntar a gelatina em pó e programar 12 seg / vel 3. juntar o requeijão, o queijo, o açúcar pulverizado e o sumo de limão, e programar 30 seg / vel 4.
deitar este preparado sobre a massa e levar ao frio pelo menos 3 horas.
antes de servir, cobre-se com o doce escolhido, e retira-se o aro da forma.

é, sem dúvida, a minha sobremesa de eleição.


Sem comentários:

Enviar um comentário