risotto de alheira

1 medida de arroz arbório (ou outra qualidade própria para risotto)
1 alheira (usei uma vegetariana)
caldo de legumes quente (pode ser caldo de galinha, mas como a alheira era de legumes, optei por este)
1 cebola pequena
azeite
1 copo de vinho branco
queijão parmesão 
cebolinho

tirar a pele à alheira e cortar em rodelas finas, e reservar. 

para fazer o caldo, juntar cerca de 2 medidas e meia (da que usamos no arroz) de água a ferver com o caldo knor de legumes e mexer bem até o caldo de dissolver.

picar a cebola e levar a alourar num tacho com azeite. juntar o arroz e mexer bem. assim que o arroz começar a ficar translucido, juntar a alheira e envolver bem com o arroz até esta se desfazer. 
reduzir o lume para mínimo (na placa eléctrica, reduzir para o número 2) , e sem parar de mexer, juntar o vinho branco e ir mexendo até este ser absorvido.
aumentar um pouco o lume (passar para o número 3 na placa) e, aos poucos e sempre a mexer, ir juntando o caldo ao arroz. deixar o arroz cozer, cerca de 35 a 40 minuntos.
ver se é necessário temperar com sal (há alheiras que são salgadas e com os temperos do caldo, não necessita de levar mais sal).
findo o tempo, juntar o queijo parmesão ralado na hora (um privilégio vindo de Itália) e cebolinho, e servir de imediato.

descobri os risottos à pouco tempo e tenho andado a fazer várias experiências. a par das massas, é um parto que permite uma infinidade de combinações, se bem que não é tão rápido, pois este arroz demora mais do dobro do tempo de cozedura que o arroz agulha, carolino ou basmati.  

por definição, o risotto (ou risoto na gráfica correcta em português) é um prato típico italiano, em que o arroz arbório (ou carnaróli) é primeiramente frito com cebolas, e depois se junta gradualmente um caldo que pode ser de carne ou legumes, e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não conseguir absorver mais liquido.

Sem comentários:

Enviar um comentário